sábado, janeiro 29, 2005
Vender a alma na cidade dos anjos
The difference between art and pornography is the lighting
Tony Ward
Pretendia eu rever esta noite o filme Hustler White, mas perdi o paradeiro à minha cópia em DVD, uma daqueles truculentos contratempos com que sou brindado com frequência. Conformando-me com a evidência e sem alternativa imediata que cubra a falta, resigno-me a escrevinhar alguma linhas sobre o desaparecido!
Trata-se de uma obra manifestamente underground, do realizador/fotógrafo/escritor Bruce LaBruce, de nacionalidade canadiana, do qual eu desconhecia a totalidade da sua obra e as inspirações, falha esta em certa medida compensada pela existência do seu web site, o qual é um portal para o universo criativo do realizador: www.brucelabruce.com. Visite por sua conta e risco!
O filme trata das aventuras de um prostituto na cidade dos anjos, numa esquina algures entre os sonhos de Hollywood e o inferno. Não se pode reduzir o filme atribuindo-lhe uma tipologia gay, ou porno, não - é bem mais do que isso, sendo também isso mesmo. Interessante o ambiente retratado, que me faz recordar a atmosfera sufocante dos filmes de David Lynch. Outras referências me vêem à cabeça: Genet, Fassbinder, Wharhol, etc. Ocorrem-me as cores berrantes, próprias do formato vídeo em que terá sido rodado, o som sempre ambiente, iluminação, montagem ou direcção que têm mais a ver com o cinema porno do que com formas mais convencionais e escolásticas da Sétima Arte. Paradigmática a cena num estúdio de rodagem de um filme pornográfico: o à vontade e o desprendimento na encenação ou representação do acto sexual. E também o kitsh - tão omnipresente quanto as metálicas palmeiras onde pragas de ratos nidificam - a apelar a sentimentos despretensiosos, veja-se o happy ending hollywoodesco onde o piroso se beija a si mesmo no espelho.
Curioso o efeito que sobre nós exerce a cidade retratada, num misto de atracção submissa ou de repúdio, local de quimeras, como se diz no próprio filme, onde a própria arquitectura é ela mesma como que um cenário de cartão de uma qualquer produção barata. Cidade onde os medos se multiplicam, onde a marginalidade é infinitamente mais perversa que em qualquer outro lado, onde os desejos sexuais mais bizarros têm guarida, onde a pobreza é tão revoltante quanto a riqueza se revela abjecta.
Fotos do outro mundo - Mars Zen
O Calimero engripado
"Garanto-vos que não faz parte de uma estratégia de vitimização." - P. S. L. referindo-se à sua gripe.
Estamos todos perdoados...
"Às vezes pode haver uma questão de juros, como com todos os cidadãos que vivem dos seus salários" - P. S. L. a propósito das suas dívidas ao fisco.
sexta-feira, janeiro 28, 2005
Hauru no Ugoku Shiro
«Howl's Moving Castle» by Hayao Miyazaki
A young woman named Sophie is cursed by the Witch of the Waste and turns into an old woman. Unable to continue her job at her mother's hat shop, she goes to the ambulatory castle of the notorious wizard Howl, and insinuates herself into his household. Sophie befriends Calcifer, the fire demon who powers the castle and who is bound to Howl by a contract. They promise to help each other with their problems. Like Calcifer, Howl can also see through the Witch's spell, and he and Sophie fall in love. Sophie helps Howl confront his former teacher, and the Witch of the Waste.
Mais uma oportunidade para ir ao cinema e viajar para outra nova realidade proposta por Hayao Miyazaki, o mestre de animação japonês responsável por Spirited Away, Laputa, Kiki's Delivery Service, Conan - O Rapaz do Futuro e Heidi, entre outros.
O fio condutor de todos os filmes deste cineasta é deveras impressionante: os protagonistas principais, todos eles crianças, são confrontados com uma situação (quase sempre bizarra e inquietante) que os modifica e finalmente, os inicia para uma vida responsável e adulta. Pelo meio da história, somos convidados a acompanhar os personagens num universo sempre belo e visualmente arrebatador.
Eu creio que há nos seus filmes, algo importante a assinalar. É com incrível respeito que Miyazaki se dirige ao público infantil, não os tratando como estúpidas e imaturas formas de vida. Embora eu possa compreender que algumas crianças possam não ter capacidade necessária para compreender o "fundo moral" por trás das suas histórias, é salutar que estas sejam desafiadas a contemplar um enredo que elogia as suas capacidades para enfrentar a sociedade.
Trata-se também, no fundo, de uma "orientalização" do pensamento e da educação do mundo ocidental.
O fio condutor de todos os filmes deste cineasta é deveras impressionante: os protagonistas principais, todos eles crianças, são confrontados com uma situação (quase sempre bizarra e inquietante) que os modifica e finalmente, os inicia para uma vida responsável e adulta. Pelo meio da história, somos convidados a acompanhar os personagens num universo sempre belo e visualmente arrebatador.
Eu creio que há nos seus filmes, algo importante a assinalar. É com incrível respeito que Miyazaki se dirige ao público infantil, não os tratando como estúpidas e imaturas formas de vida. Embora eu possa compreender que algumas crianças possam não ter capacidade necessária para compreender o "fundo moral" por trás das suas histórias, é salutar que estas sejam desafiadas a contemplar um enredo que elogia as suas capacidades para enfrentar a sociedade.
Trata-se também, no fundo, de uma "orientalização" do pensamento e da educação do mundo ocidental.
Fotos do outro mundo - Europa
[ Credits: DLR - German Aerospace Center ]
Um mundo gelado: Europa, uma das luas de Júpiter, fotografada pela sonda Galileo. Com uma massa semelhante à da nossa Lua, tem a superfície coberta por uma espessa camada de gelo, na qual são visíveis fissuras (algumas com vários milhares de quilómetros), resultantes da actividade no interior do planeta. Os investigadores pensam que sobre o manto de gelo se esconde um oceano, ao estilo do nosso oceano glaciar Ártico.
A pequenina fera
Ele parece uma fera encurralada: eriça o pêlo, bufa, range as mandíbulas em postura de desespero ferido. Agora ameaça as empresas de sondagens por causa da mega fraude - até às últimas consequências - e eu não duvido que assim seja! O maior chantagista emocional da nação, a pobre vítima, o Kalimero da Kapital, acossado na sua toca vai destilando o seu fel. Vai ser tudo investigado - todas estas manobras - cabeças vão rolar e centenas de santanetes e santanetos já se perfilam para o ajuste final de contas...
quinta-feira, janeiro 27, 2005
M Publication
Chegou-me hoje às mãos, através do Fausto que como sempre me alarga os horizontes para estas coisas, uma publicação alemã, a M. Trata-se de um tesouro gráfico, de concepção arrojada, onde se sucedem as ideias, os materiais, os conceitos, as intervenções e os textos exemplarmente escritos. Sobretudo é uma delícia para os sentidos.
M is a metaphor, a mission, a movement, amusement and a distillate of pure inspiration.
The publication is about dreaming the undreamt, about discovering the undiscovered, about traveling to unseen places and telling untold stories and a million memoriam.
M-Publication.com
M is a metaphor, a mission, a movement, amusement and a distillate of pure inspiration.
The publication is about dreaming the undreamt, about discovering the undiscovered, about traveling to unseen places and telling untold stories and a million memoriam.
M-Publication.com
Os fenómenos
1.
Os fenómenos são precedidos pela mente,
regidos pela mente,
concebidos pela mente.
Se alguém fala ou age
com uma mente corrompida,
então o sofrimento segue-o —
como a roda da carroça
segue a pegadas do boi.
2.
Os fenómenos são precedidos pela mente,
regidos pela mente,
concebidos pela mente.
Se alguém fala ou age
com uma mente pura,
então a felicidade segue-o —
como a sua sombra
que nunca o abandona.
Dhammapada I - pares 1 e 2 - tradução minha a partir das versões de Thanissaro Bhikkhu e de Acharya Buddharakkhita.
Os fenómenos são precedidos pela mente,
regidos pela mente,
concebidos pela mente.
Se alguém fala ou age
com uma mente corrompida,
então o sofrimento segue-o —
como a roda da carroça
segue a pegadas do boi.
2.
Os fenómenos são precedidos pela mente,
regidos pela mente,
concebidos pela mente.
Se alguém fala ou age
com uma mente pura,
então a felicidade segue-o —
como a sua sombra
que nunca o abandona.
Dhammapada I - pares 1 e 2 - tradução minha a partir das versões de Thanissaro Bhikkhu e de Acharya Buddharakkhita.
Fotos do outro mundo - O Olimpo
A Toltec Symphony
O compositor norte-americano Philip Glass estreou no passado dia 20 a sua sétima sinfonia - A Toltec Symphony - para coro e orquestra, interpretada pela National Symphony Orchestra, no Kennedy Center em Washington. A propósito da sua fonte de inspiração, diz-nos o compositor:
"I heard a recording of a 90-year-old Mexican-Indian man chanting in the desert, singing to a plant or something."
O compositor escreveu as notas e o texto e mostou-os a um seu amigo antropologista.
"He told me they don't mean a thing, the old man was in a religious, mystical state of some kind, and these are the words that came to his mind. They don't relate to the world, but to the spirit. So I can't say exactly what means, but I heard it and it moved me."
A partir deste "misticismo" Glass desenvolveu a sua obra, que se encaixa nos seus princípios estilísticos habituais: repetição de temas, linhas melódicas poderosas mas curtas, ritmos hipnotizantes, vozes que acentuam sílabas... o minimalismo.
A sinfonia divide-se em três andamentos:
"I heard a recording of a 90-year-old Mexican-Indian man chanting in the desert, singing to a plant or something."
O compositor escreveu as notas e o texto e mostou-os a um seu amigo antropologista.
ya wa na ni ... ya wi yo mi ... ba bo ba
"He told me they don't mean a thing, the old man was in a religious, mystical state of some kind, and these are the words that came to his mind. They don't relate to the world, but to the spirit. So I can't say exactly what means, but I heard it and it moved me."
A partir deste "misticismo" Glass desenvolveu a sua obra, que se encaixa nos seus princípios estilísticos habituais: repetição de temas, linhas melódicas poderosas mas curtas, ritmos hipnotizantes, vozes que acentuam sílabas... o minimalismo.
A sinfonia divide-se em três andamentos:
- "O Milho" - andamento para cordas e metais, reflete a ligação do povo com a mãe-terra;
- "A Raiz Sagrada (Hikuri)" - aqui impera a percursão, eclipsando-se qualquer referência melódica; este andamento refere-se especificamente a uma planta que cresce no México, intermediária com o Espírito do Mundo;
- "O Veado Azul" é um portador simbólico do Conhecimento - cordas, harpa e metais levam a sinfonia a um final tranquilo.
Há coisas que nunca poderão ser esquecidas e que nunca deverão ser perdoadas.
Faz hoje sessenta anos que a humanidade acordou do pesadelo.
quarta-feira, janeiro 26, 2005
Nós somos o que pensamos
Nós somos o que pensamos.
Tudo o que somos emerge com os nossos pensamentos.
Com os pensamentos fazemos o mundo.
Se falares ou agires com um espírito impuro
Os problemas seguir-te-ão
Como a roda segue o boi que puxa a carroça.
Nós somos o que pensamos.
Tudo o que somos emerge com os nossos pensamentos.
Com os nossos pensamentos fazemos o mundo.
Se falares ou agires com um espírito puro, a felicidade seguir-te-á
Como a tua sombra, constantemente.
Como pode um espírito perturbado
Compreender o caminho?
O vosso pior inimigo não vos pode magoar
Tanto quanto os vossos pensamentos descontrolados.
Mas uma vez dominados,
Ninguém vos ajudará tanto como eles,
Nem mesmo o vosso pai ou a vossa mãe.
Dhammapada - (excerto) tradução portuguesa de Conceição Gomes e Tsering Paldrön, segundo a versão de Thomas Byrom incluída em Os Ensinamentos do Buda, editorial Presença.
Tudo o que somos emerge com os nossos pensamentos.
Com os pensamentos fazemos o mundo.
Se falares ou agires com um espírito impuro
Os problemas seguir-te-ão
Como a roda segue o boi que puxa a carroça.
Nós somos o que pensamos.
Tudo o que somos emerge com os nossos pensamentos.
Com os nossos pensamentos fazemos o mundo.
Se falares ou agires com um espírito puro, a felicidade seguir-te-á
Como a tua sombra, constantemente.
Como pode um espírito perturbado
Compreender o caminho?
O vosso pior inimigo não vos pode magoar
Tanto quanto os vossos pensamentos descontrolados.
Mas uma vez dominados,
Ninguém vos ajudará tanto como eles,
Nem mesmo o vosso pai ou a vossa mãe.
Dhammapada - (excerto) tradução portuguesa de Conceição Gomes e Tsering Paldrön, segundo a versão de Thomas Byrom incluída em Os Ensinamentos do Buda, editorial Presença.
Os Jogos da Campanha IV
HyperScape
Macs velhinhos, computadores Macintosh do século passado convertidos em arte, processados pela inspiração de Richard Bolam, artista plático britânico.
A função da tecnologia electrónica no seu uso corrente não nos levanta grandes dúvidas nem nos causa importantes transtornos, mas o que fazer passada a sua validade enquanto sistemas úteis? Quais os usos possíveis da tralha electrónica que se vai empilhando à nossa volta, nas nossas casas, nos armazéns das empresas, nas lixeiras fora dos circuitos de reciclagem?
Um passeio pelos antiquários basta para sermos confrontados com muitas máquinas que há muito deixaram de ter uma utilidade funcional para passarem a ser meros objectos decorativos. Quando poderemos olhar para um dois-oito-seis da IBM da mesma maneira que olhamos para uma grafonola de 1913 ou para um receptor de rádio dos anos 40? Aliás, a tralha electrónica possui a característica interessante de se tornar repugnante com bastante celeridade... este dois-oito-seis, impregnado de pó, ninho de baratas, não é propriamente a velharia que nos apetece encontrar no nosso sotão, pois não?
O tempo muda tudo, resta esperar para ver o que o tempo fará com estes impecilhos de que nos queremos ver todos livres.
A função da tecnologia electrónica no seu uso corrente não nos levanta grandes dúvidas nem nos causa importantes transtornos, mas o que fazer passada a sua validade enquanto sistemas úteis? Quais os usos possíveis da tralha electrónica que se vai empilhando à nossa volta, nas nossas casas, nos armazéns das empresas, nas lixeiras fora dos circuitos de reciclagem?
Um passeio pelos antiquários basta para sermos confrontados com muitas máquinas que há muito deixaram de ter uma utilidade funcional para passarem a ser meros objectos decorativos. Quando poderemos olhar para um dois-oito-seis da IBM da mesma maneira que olhamos para uma grafonola de 1913 ou para um receptor de rádio dos anos 40? Aliás, a tralha electrónica possui a característica interessante de se tornar repugnante com bastante celeridade... este dois-oito-seis, impregnado de pó, ninho de baratas, não é propriamente a velharia que nos apetece encontrar no nosso sotão, pois não?
O tempo muda tudo, resta esperar para ver o que o tempo fará com estes impecilhos de que nos queremos ver todos livres.
Os Jogos da Campanha II
LARANJA MAN!
Não deixe que os terriveis agentes RosaOids da Corrupção e do Clientelismo dêem cabo do universo! Participa aqui e salva o planeta Portugalis!
Não deixe que os terriveis agentes RosaOids da Corrupção e do Clientelismo dêem cabo do universo! Participa aqui e salva o planeta Portugalis!
Fotos do outro mundo - David e Golias
[ Credits: NASA/JPL/University of Arizona ]
A pequena lua Io transita frente ao colosso Júpiter, projectando a sua sombra, quando é surpreendida pela câmara fotográfica da nave Cassini a caminho de Saturno. Io - um satélite sensivelmente do tamanho da nossa Lua - é o corpo que regista a actividade vulcânica mais intensa do nosso sistema solar, tendo para cima de cem vulcões em erupção.
terça-feira, janeiro 25, 2005
And the Oscar Goes to...
Lista de nomeados para a 77ª edição dos Óscares:
BEST SUPPORTING ACTRESS / MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA:
Cate Blanchett - THE AVIATOR
Laura Linney - KINSEY
Virginia Madsen - SIDEWAYS
Sophie Okonedo - HOTEL RWANDA
Natalie Portman - CLOSER
BEST SUPPORTING ACTOR / MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO:
Alan Alda - THE AVIATOR
Thomas Haden Church - SIDEWAYS
Jamie Foxx - COLLATERAL
Morgan Freeman - MILLION DOLLAR BABY
Clive Owen - CLOSER
BEST ACTRESS / MELHOR ACTRIZ:
Annette Bening - BEING JULIA
Catalina Sandino Moreno - MARIA FULL OF GRACE
Imelda Staunton - VERA DRAKE
Hilary Swank - MILLION DOLLAR BABY
Kate Winslet - ETERNAL SUNSHINE OF THE SPOTLESS MIND
BEST ACTOR / MELHOR ACTOR:
Don Cheadle - HOTEL RWANDA
Johnny Depp - FINDING NEVERLAND
Leonardo DiCaprio - THE AVIATOR
Clint Eastwood - MILLION DOLLAR BABY
Jamie Foxx - RAY
BEST DIRECTOR / MELHOR REALIZADOR:
Martin Scorsese - THE AVIATOR
Clint Eastwood - MILLION DOLLAR BABY
Taylor Hackford - RAY
Alexander Payne - SIDEWAYS
Mike Leigh - VERA DRAKE
BEST ORIGINAL SCREENPLAY / MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL:
John Logan - THE AVIATOR
Charlie Kaufman & Michel Gondry - ETERNAL SUNSHINE OF THE SPOTLESS MIND
Keir Pearson & Terry George - HOTEL RWANDA
Brad Bird - THE INCREDIBLES
Mike Leigh - VERA DRAKE
BEST ADAPTED SCREENPLAY / MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO:
Richard Linklater & Julie Delpy & Ethan Hawke - BEFORE SUNSET
David Magee - FINDING NEVERLAND
Paul Haggis - MILLION DOLLAR BABY
Jose Rivera - THE MOTORCYCLE DIARIES
Alexander Payne & Jim Taylor - SIDEWAYS
BEST FOREIGN PICTURE / MELHOR FILME ESTRANGEIRO:
AS IT IS IN HEAVEN
THE CHORUS
DOWNFALL
THE SEA INSIDE
YESTERDAY
BEST ANIMATED PICTURE / MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:
THE INCREDIBLES
SHARK TALE
SHREK 2
BEST PICTURE / MELHOR FILME:
THE AVIATOR
FINDING NEVERLAND
MILLION DOLLAR BABY
RAY
SIDEWAYS
BEST SUPPORTING ACTRESS / MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA:
Cate Blanchett - THE AVIATOR
Laura Linney - KINSEY
Virginia Madsen - SIDEWAYS
Sophie Okonedo - HOTEL RWANDA
Natalie Portman - CLOSER
BEST SUPPORTING ACTOR / MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO:
Alan Alda - THE AVIATOR
Thomas Haden Church - SIDEWAYS
Jamie Foxx - COLLATERAL
Morgan Freeman - MILLION DOLLAR BABY
Clive Owen - CLOSER
BEST ACTRESS / MELHOR ACTRIZ:
Annette Bening - BEING JULIA
Catalina Sandino Moreno - MARIA FULL OF GRACE
Imelda Staunton - VERA DRAKE
Hilary Swank - MILLION DOLLAR BABY
Kate Winslet - ETERNAL SUNSHINE OF THE SPOTLESS MIND
BEST ACTOR / MELHOR ACTOR:
Don Cheadle - HOTEL RWANDA
Johnny Depp - FINDING NEVERLAND
Leonardo DiCaprio - THE AVIATOR
Clint Eastwood - MILLION DOLLAR BABY
Jamie Foxx - RAY
BEST DIRECTOR / MELHOR REALIZADOR:
Martin Scorsese - THE AVIATOR
Clint Eastwood - MILLION DOLLAR BABY
Taylor Hackford - RAY
Alexander Payne - SIDEWAYS
Mike Leigh - VERA DRAKE
BEST ORIGINAL SCREENPLAY / MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL:
John Logan - THE AVIATOR
Charlie Kaufman & Michel Gondry - ETERNAL SUNSHINE OF THE SPOTLESS MIND
Keir Pearson & Terry George - HOTEL RWANDA
Brad Bird - THE INCREDIBLES
Mike Leigh - VERA DRAKE
BEST ADAPTED SCREENPLAY / MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO:
Richard Linklater & Julie Delpy & Ethan Hawke - BEFORE SUNSET
David Magee - FINDING NEVERLAND
Paul Haggis - MILLION DOLLAR BABY
Jose Rivera - THE MOTORCYCLE DIARIES
Alexander Payne & Jim Taylor - SIDEWAYS
BEST FOREIGN PICTURE / MELHOR FILME ESTRANGEIRO:
AS IT IS IN HEAVEN
THE CHORUS
DOWNFALL
THE SEA INSIDE
YESTERDAY
BEST ANIMATED PICTURE / MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO:
THE INCREDIBLES
SHARK TALE
SHREK 2
BEST PICTURE / MELHOR FILME:
THE AVIATOR
FINDING NEVERLAND
MILLION DOLLAR BABY
RAY
SIDEWAYS
No nosso cantinho
http://www.donquijotedelamancha2005.com/
A Espanha recupera dos golpes do tempo e posiciona-se como uma grande nação, para lá das nações que constituem o Estado, uma nação que é uma língua - o castelhano - e que é também o império orgulhoso de todas as nações que falam e que respeitam essa língua. A ambição e o arrojo geram este proselitismo cultural, resultando em eventos que ficam na memória do seu povo e dos outros povos. E como sempre aqui estamos nós no canto, a ver, embobados.
A Espanha recupera dos golpes do tempo e posiciona-se como uma grande nação, para lá das nações que constituem o Estado, uma nação que é uma língua - o castelhano - e que é também o império orgulhoso de todas as nações que falam e que respeitam essa língua. A ambição e o arrojo geram este proselitismo cultural, resultando em eventos que ficam na memória do seu povo e dos outros povos. E como sempre aqui estamos nós no canto, a ver, embobados.
Please please, Foster me
O Estado da Nação - THE BEST OF (so far)
"Não sou banana.", by José Luís Arnaut
Esta parece saída de um Festival RTP da Canção dos idos anos 80. Apesar de ser uma afirmação que jamais imaginaria na boca de um ministro, é uma frase imaginativa e colorida, ou seja, um lírio branco nascido no cinzentismo lusitano em que somos obrigados a viver.
Ele é tão lindo / Ele é o meu herói.
Só é pena que ele seja assim / Play play play / Playboy.
Esta parece saída de um Festival RTP da Canção dos idos anos 80. Apesar de ser uma afirmação que jamais imaginaria na boca de um ministro, é uma frase imaginativa e colorida, ou seja, um lírio branco nascido no cinzentismo lusitano em que somos obrigados a viver.
Ele é tão lindo / Ele é o meu herói.
Só é pena que ele seja assim / Play play play / Playboy.
Fotos do outro mundo - Marte
[ Image Credit: NASA/JPL/Cornell ]
Dunas na cratera Endurance, Marte. Foto tirada pelo rover Opportunity em Junho de 2004.
Faz hoje precisamente um ano que o Mars Exploration Rover Opportunity aterrou neste planeta, na cratera Eagle, no Meridiani Planum. Parabéns a você...
segunda-feira, janeiro 24, 2005
Calígula
Num dia 24 de Janeiro, há 1963 anos, um coronel romano chamado Cássio Carea, juntamente com elementos da guarda pretoriana, assassinava o imperador romano Gaio César Augusto Germânico, que ficou conhecido para a posteridade pela alcunha de Calígula (o sandalinhas). Terão crescido juntos, Calígula e Cássio, mas ao que consta os tiques femininos deste último eram objecto da constante chacota de Calígula. Os actos perversos que mancharam o consulado do sinistro imperador levaram ao descontentamento que resultou no golpe: a sua esposa, a imperatriz Caesonia e a sua pequena filha Drusila também sucumbiram (a cabeça da criança foi esmagada contra uma parede). No mesmo instante e no meio do tumulto geral a guarda pretoriana descobre escondido por detrás de uma cortina, petrificado de medo, o tio gago de Calígula, Cláudio Nero Germânico: imagine-se o pobre homem ser arrastado à força pelos brutamontes e para seu espanto em vez de ser trespassado pela espada, ser-lhe colocada a coroa de louros na cabeça... Cláudio acabara de ser aclamado imperador.
Calígula tinha 28 anos. Entre outras peripécias ficou famoso para a posteridade por ter tentado fazer do seu cavalo senador.
Calígula tinha 28 anos. Entre outras peripécias ficou famoso para a posteridade por ter tentado fazer do seu cavalo senador.
Mas o que é que preocupa os portugueses?
Por cá dá-me a impressão de que as segundas-feiras não são assim tão negras: estamos a menos de um mês das eleições legislativas que irão substituir o primeiro-ministro mais incompetente da história portuguesa desde o Eng.º Guterres pelo primeiro-ministro mais ôco da história portuguesa desde o Eng.º Guterres, estamos perto de atingir o malfadado défice nas contas públicas de 2004, temos dois terços da população apenas com o ensino básico (dados da OCDE), sem falar nos infinitos factores tortuosos que no dia-a-dia fazem da nossa existência nesta terra um suplício, mas hèlas, o que é que preocupa os portugueses neste momento, pelo menos a avaliar por TODA a comunicação social deste paraíso à beira mar? O que realmente preocupa os portugueses no dia 24 de Janeiro do ano de 2oo4 é...
...
... a "vaga" de frio.
...
... a "vaga" de frio.
Segunda-feira negra
... está a chegar ao fim, e ainda não acabei com a vida, as minhas dívidas não cresceram, o meu humor está de cão como em qualquer segunda-feira, lá fora o tempo está frio e tristonho, os mercados não sucumbiram nem os britânicos se exilaram de vez na Austrália. No entanto resta saber como se comportaram as taxas de suícidio por aquelas bandas, quais as oscilações no consumo de antidepressivos e se a procura de consultas de psicanálise teve um aumento significativo. De qualquer modo a sociedade de consumo precisa destes pesadelos, que funcionam como uma descompressão, para que a próxima estação eufórica (o carnaval, correcto?) possa cair-nos em cima com toda a pujança!
Se fores a NY por estes dias...
Mesmo que não vás o conceito é interessante: restaurante de fusão japonês/brasileiro. Debicar sushi em ambiente tropical e descontraído é aliciante, e o site deles ainda mais!
Fotos do outro mundo - Titã
[ Image credits: ESA/NASA/JPL/University of Arizona ]
Calhaus de um outro mundo. Calhaus de água gelada de um planeta onde chove metano, onde os rios são feitos de hidrocarboretos e os vulcões cospem gelo em vez de lava. A realidade é sempre mais estranha que a ficção.
(foto da sonda Huygens no solo de Titã, lua de Saturno, Janeiro de 2005)
Urban Poetry I
[I get]
Pleasure From The bass
[You need]
A place to call your own
[I am]
The one and only son
[You are]
Someone to call my own
[I see]
The people that you find
[wherever]
Wherever you may be
[I live]
Filling up my soul,
My curiosity.
Pleasure From The Bass
by Tiga Sontag
Pleasure From The bass
[You need]
A place to call your own
[I am]
The one and only son
[You are]
Someone to call my own
[I see]
The people that you find
[wherever]
Wherever you may be
[I live]
Filling up my soul,
My curiosity.
Pleasure From The Bass
by Tiga Sontag
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