quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Estes lusitanos são loucos


Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar...


Julio César (100 a.C. - 44 a.C.)

miniloftmitte

Portugal may be AMAZING but for all of those who may not give a damn about plastic politics, fake leaders and Canas de Senhorim, there is always THE REST OF THE WORLD!

For example, Berlin looks like a cosmopolitan oasis to me.

I could easily kill a portuguese politician just to stay one week in a place like this.

But then again, I might even just kill a portuguese politician just for the fun of it!

And I just know the perfect spot to do so...

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Tele-Portugal

O pivot da TVI apresentando o Jornal da Uma de hoje: a vidente da Cova da Iria, a Casa Pia, algumas superficialidades em tom de gozo acerca da (não)campanha, sangue e fait-divers na cobertura internacional, o bloco desportivo onde se fala longamente acerca de nada. Questões tipo "Trivial Persuit" e micro-previsões meteorológicas antecedem eternidades de publicidade.

Sobre um estrado, ou varanda, ou o que seja, o pivot e as câmaras no directo.

O cenário por detrás do pivot: o adro de uma igreja - a Sé Nova de Coimbra - uma multidão de xailes e batas negras concentrada numa fila caótica às portas da igreja, esperando a vez de velar a vidente.

Mais nada consegue retratar tão habilmente a realidade medíocre e atrasada do país.

Nisto a TVI é imbatível.

Uma luz contra o obscurantismo


[ A retractação de Galileu ao Santo Ofício, assinada pelo próprio ]

Galileo Galilei. Nasceu faz hoje 441 anos, em Pisa, Itália. Oriundo de uma família remediada da baixa nobreza, Galileo desde cedo focou os seus estudos, por vontade do seu pai, na medicina: Enquanto frequentava a Universidade de Pisa, o subito interesse pelo comportamento dos pêndulos, levou-o a fazer algumas experiências com resultados surpreendentes. A partir daí o seu interesse pelos fenómenos da Física, do movimento dos corpos terrestres e celestes e o estudo do tempo foi imparável. As suas experiências quantitativas em larga escala são uma inovação sem precedentes no seu tempo.

Apesar de ser errada a tradição de que Galileo inventou o telescópio, a verdade é que ele foi um dos primeiros a usá-lo como ferramenta fundamental no estudo e observação dos corpos celestes, permitindo-lhe efectuar descobertas impáres e chegar às conclusões surpreendentes que o levariam ao conflito inevitável com a poderosa Igreja Católica.

A sua defesa do heliocentrismo de Copérnico em detrimento da teoria geocêntrica provocou o conflito com a hierarquia da igreja, a qual rebatia as opiniões de Galileo fundamentando-se na Bíblia e nas teorias (oficialmente aceites como dogmas absolutos) de Aristótles, Ptolomeu e Tycho Brahe. A publicação, em 1632, de "Diálogos dos Dois Sistemas do Mundo" foi a faúlha que incendiou a ira da Igreja: obrigado a comparecer perante o tribunal do Santo Ofício em Abril de 1633, foi sujeito a um processo que culminou nas ameças extremas de tortura e de morte, caso não renunciasse aos seus escritos e às suas ideias. Forçado a abjurar, amaldiçoar e renegar o seu trabalho, a sua sentença foi a de prisão perpétua, comutada em prisão domiciliária apenas devido ao seu estado de saúde debilitado e idade avançada. Morreu totalmente cego na sua vila, em Florença, em 1642.

Trezentos e cinquenta e nove anos depois do julgamento, em 1992, uma apologia do Papa João Paulo II levantava finalmente a sentença lançada pelo Santo Ofício.

A minha recomendação: o The Galileo Project para quem queira saber mais.

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Recados do além



Deus, o criador do Universo, das galáxias, nebulosas, estrelas e buracos negros, do Sistema Solar, do Sol, do planeta Terra, de todas as formas de vida simples e complexas, enfim, de tudo quanto existe, decidiu em 1917 enviar-nos em divina missão a sua santa mãezinha. E lá veio ela dos confins do Cosmos, daquele lugar incerto que no manual de instruções do cristianismo se designa por "Céu" (não o céu que nós conhecemos, pois este já foi varrido pelo telescópio Hubble, que não encontrou nada). À chegada a Portugal, a virgem-mãe, de seu nome Maria, decidiu montar-se numa azinheira para os lados da Cova da Iria e estabelecer contacto com três criancinhas mortas de fome que andavam a pastorear umas miseráveis ovelhas. Uma importantíssima tarefa guiava este ente divino: na posse de três segredos fundamentais para a Humanidade e para o Universo em geral, estava incumbida de os revelar para proveito e salvação de todos.

Segundo os relatos da ontem finada irmã Lúcia de Jesus, uma das três crianças testemunhas do fenómeno, o primeiro diálogo com a mãe do criador do Cosmos terá sido algo como:

- O que é que Vossemecê me quer? - pergunta a criança.
- Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero.
[ Diálogo de Lúcia com a Virgem a 13 de Maio de 1917 ]

Um assunto de tão importante índole não poderia ser tratado logo ali à primeira. Por isso as crianças voltaram um mês depois, para serem informadas que ela era a mãe de Deus, e que:

Quero que rezeis o Terço todos os dias.
[ 2.ª aparição a 13 de Junho de 1917 ]

Assim, sem mais explicações. E como se isto não bastasse, na sua terceira visita a virgem mostra às aterrorizadas criancinhas o Inferno. Foi este o primeiro dos três importantíssimos "segredos" que Deus destinara à Humanidade.

Vistes o Inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no Mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. (...) Se atenderem os meus pedidos, a Rússia converter-se-á e terão paz. Se não, espalhará os seus erros pelo Mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas. Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia que se converterá, e será concedido ao Mundo algum tempo de paz. Em Portugal se conservará sempre o dogma da fé (...) Isto não o digais a ninguém. Ao Francisco, sim, podeis dizê-lo.
[ 3.ª Aparição a 13 de Julho de 1917 ]

O segundo "segredo" estava também revelado: a conversão da Rússia ao Imaculado Coração. Tudo coisas muito importantes. Nem o Marquês de Sade se lembraria de atormentar três petizes, que desde que nasceram apenas conheceram a miséria, com o reino de Satã. Tudo coisas ainda hoje muito importantes, sem as quais nos sentiríamos pobres orfãos abandonados pelo paizinho tirano.
Na seguinte visita é revelado o famoso "terceiro segredo", que tantos espíritos atormentará durante todo o século vinte, e cuja aura apocalíptica foi sabiamente usada pela Igreja Católica para efeitos de propaganda. Ao ser revelado (parcialmente?) creio que a grande questão que se pôs na cabeça da maioria das pessoas com mais de dois neurónios foi: e então?? Pelo que se percebe do extenso palavreado lido pelo Papa na sua última deslocação a Fátima, o "terceiro segredo" parece ter a ver com visões da beata Jacinta e com as atribulações e sofrimentos do Santo Padre. Pois.

Mas as visitas não pararam. Foram continuando até Outubro desse ano. Entre outros utilíssimos recados divinos, temos:

Farei o Milagre para que todos acreditem.
[ 4.ª Aparição a 19 de Agosto de 1917 ]

O qual parece explicar a alucinação colectiva que alguns milhares de camponeses analfabetos mais tarde jurarão ter, apesar dos desmentidos das fotos, da imprensa da época e dos testemunhos razoáveis de muitos presentes (o famoso "milagre do sol").

Continuem a rezar o Terço para alcançarem o fim da guerra.
[ 5.ª Aparição a 13 de Setembro de 1917 ]

A Europa estava há três anos mergulhada na mais devastadora guerra que a história humana até então conhecera. Portugal, uma nação pobre e subdesenvolvida, também estava envolvido na carnificina. Quatro meses depois da primeira aparição a mãe de Deus parece ter-se finalmente lembrado disso.

Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário; que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados. Não ofendam a Nosso Senhor que já está muito ofendido.
[ 6ª Aparição a 13 de Outubro de 1917 ]

Como divindade que se preze, a omnipresente deusa do rosário necessita de uma barraca terrena para se abrigar das intempéries. E assim nasceu a Capelinha das Aparições.

É claro que questões de pormenor como a Segunda Guerra Mundial, Auschwitz e o Holocausto, os milhões de seres humanos que morrerão (e continuam a morrer) de fome e de doença, as crianças maltratadas, violadas e mortas, os milhares de conflitos armados, de caos, terrorismo, degradação ambiental, o inferno na terra em que se transformou o nosso planeta depois de 1917, não faziam parte da agenda de Deus nem da sua progenitora. Isto são certamente problemas menores, talvez travessuras de Satanás, esse maroto sempre pronto a desviar as atenções da Humanidade das questões importantes e fundamentais. E o que é realmente importante é o Imaculado Coração, o terço, as persiguições à igreja, a conversão da Rússia e o Santo Padre. E rezar. Rezar muito.

domingo, fevereiro 13, 2005

The Fashion of the Christ

A consternação abateu-se sobre as paróquias, do Minho a Timor:
a irmã Lúcia finou-se!

Portugal profundo - devoto - em CHOQUE. Santana Lopes suspendeu a campanha. Pela segunda vez. A primeira foi no Carnaval.

Podemos concordar que a centenária senhora, prisioneira desde o início do século passado, estava definitivamente démodé. No entanto o seu patrão lá em cima, talvez cioso da furiosa concorrência daquele profeta de barbas da Península Arábica, resolveu fazer um restyling e parece estar mais na moda que nunca! Senão vejam... in a very superficial way!


Nota de rodapé: também o CDS e o PS, na boa tradição oportunista, aproveitam mais uns votos à custa do choradinho de sacristia, interrompendo as respectivas camapanhas, em profundo luto e pesar. Realmente a pouca-vergonha não conhece limites.