terça-feira, fevereiro 15, 2005

Uma luz contra o obscurantismo


[ A retractação de Galileu ao Santo Ofício, assinada pelo próprio ]

Galileo Galilei. Nasceu faz hoje 441 anos, em Pisa, Itália. Oriundo de uma família remediada da baixa nobreza, Galileo desde cedo focou os seus estudos, por vontade do seu pai, na medicina: Enquanto frequentava a Universidade de Pisa, o subito interesse pelo comportamento dos pêndulos, levou-o a fazer algumas experiências com resultados surpreendentes. A partir daí o seu interesse pelos fenómenos da Física, do movimento dos corpos terrestres e celestes e o estudo do tempo foi imparável. As suas experiências quantitativas em larga escala são uma inovação sem precedentes no seu tempo.

Apesar de ser errada a tradição de que Galileo inventou o telescópio, a verdade é que ele foi um dos primeiros a usá-lo como ferramenta fundamental no estudo e observação dos corpos celestes, permitindo-lhe efectuar descobertas impáres e chegar às conclusões surpreendentes que o levariam ao conflito inevitável com a poderosa Igreja Católica.

A sua defesa do heliocentrismo de Copérnico em detrimento da teoria geocêntrica provocou o conflito com a hierarquia da igreja, a qual rebatia as opiniões de Galileo fundamentando-se na Bíblia e nas teorias (oficialmente aceites como dogmas absolutos) de Aristótles, Ptolomeu e Tycho Brahe. A publicação, em 1632, de "Diálogos dos Dois Sistemas do Mundo" foi a faúlha que incendiou a ira da Igreja: obrigado a comparecer perante o tribunal do Santo Ofício em Abril de 1633, foi sujeito a um processo que culminou nas ameças extremas de tortura e de morte, caso não renunciasse aos seus escritos e às suas ideias. Forçado a abjurar, amaldiçoar e renegar o seu trabalho, a sua sentença foi a de prisão perpétua, comutada em prisão domiciliária apenas devido ao seu estado de saúde debilitado e idade avançada. Morreu totalmente cego na sua vila, em Florença, em 1642.

Trezentos e cinquenta e nove anos depois do julgamento, em 1992, uma apologia do Papa João Paulo II levantava finalmente a sentença lançada pelo Santo Ofício.

A minha recomendação: o The Galileo Project para quem queira saber mais.

Sem comentários: