segunda-feira, janeiro 31, 2005

A volta ao mundo



ERA UMA VEZ dois homens que decidiram viajar à volta do mundo, para poderem contar aos outros como este era.

Isto sucedeu no tempo em que os homens ainda eram muitos sobre o mundo, e havia pessoas em todas as terras. Agora nós somos cada vez menos. O mal e as doenças caíram sobre nós. Vê como eu - que te conto esta história - arrasto a minha vida, incapaz de me suster sobre as minhas pernas...

Os dois homens, que estavam a assentar na vida, tinham casado cada qual com uma jovem mulher, mas ainda não tinham filhos. Fabricaram para si taças feitas em corno de búfalo-almíscarado, cada um fazendo a respectiva taça com o corno de um dos lados da cabeça do mesmo animal. E depois partiram para o lado oposto um do outro, afastando-se até ao dia em que se voltassem a reencontrar. Viajavam em trenós, e escolhiam a terra onde permanecer e viver em cada Verão.

Demoraram muito tempo a dar a volta ao mundo. Tiveram filhos e envelheceram, e os seus filhos também envelheceram até os seus pais serem tão velhinhos que já não podiam andar, mas mesmo assim os seus filhos carregavam-nos.

Por fim certo dia reencontraram-se, e das suas taças de beber restavam apenas as pegas, tantas tinham sido as vezes que haviam bebido água por elas, raspando o corno pelo cascalho do chão de cada vez que as enchiam.

"O mundo é realmente muito grande!" - exclamaram quando se encontraram.

Eram jovens quando partiram, e agoram eram velhos, carregados pelos seus filhos.

Na verdade, o mundo é mesmo muito grande.


[Traduzido de Eskimo Folk-Tales, collected by Knud Rasmussen, London, 1921]

Sem comentários: