quarta-feira, março 09, 2005

Mourinho Todo-Poderoso

Arsene Wenger, Alex Ferguson, and José Mourinho all perish in a plane crash and went to meet their maker.

The supreme deity turned to Wenger and asked, tell what is important about yourself.

Wenger responded that he felt that the earth was the ultimate importance and that protecting the earth's ecological system was most important.

God looked to Wenger and said, " I like the way you think, come and sit at my left hand".

God then asked Ferguson what he revered most.

Ferguson responded that he felt people and their personal choices were most important.

God responded, " I like the way you think, come and sit at my right hand".

God then turned to Mourinho, who was staring at him indignantly.

God asked "What is your problem Mourinho "?

Mourinho responded:

" I think you are sitting in my chair".


[via Elba Everywhere ]

terça-feira, março 08, 2005

Seu berloquista anti-americano do carago!...


[ Cartoon de Bandeira : DN 07 de Março de 2005 ]

Assunto nós temos, só nos falta o Eça.

segunda-feira, março 07, 2005

Não acredites ...

Não acredites em alguma coisa simplesmente porque a escutaste.

Não acredites em tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.

Não acredites em algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.

Não acredites em algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.

Não acredites em algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.

Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.

: Buda Shakyamuni : Kalama Sutta

Dúvida

Acerca dos deputados eleitos pelos círculos no estrangeiro (emigração), uma dúvida que me ocorre: qual a diferença entre um português que vive na Califórnia há quarenta anos e que pode eleger deputados para o parlamento português, e um ucraniano que reside em Portugal há quize anos, fala português, tem emprego estável e paga os seus impostos, segurança social, etc. mas não pode eleger deputados?

sexta-feira, março 04, 2005

Stamps


[ Paula Rego - Direitos reservados ]

O Royal Mail britânico editou uma colecção de selos baseados em seis estampas da pintora Paula Rego. Trata-se de uma série que homenageia a escritora oitocentista Charlotte Brontë.

São 100 milhões de pequenas obras-de-arte da pintora que já estão à venda em todo o Reino Unido.

Navidá és siempre que um hombre quiér **

** frase em portunhol que significa o Natal é sempre que um homem quer


Estaba una pareja de cubanos, muy acaramelados, cuando de repente, le dice el a ella:

- Oye chica, dejame tocarte el wiwichu!

- Estas loco, mi negro, como crees?

- Andale chica dejame tocarte el wiwichu!

- No, nunca lo permitiria!

- Andale, dejame tocarte el wiwichu...

- Bueno, mi negro, solo porque te quiero mucho...

A lo que el negro le canta:

wi wi chu a merry crismas,
wi wi chu a merry crismas,
wi wi chu a merry crismas,
and a japy niu yir!

O melhor dia da semana



Música sugerida para hoje, Sexta-Feira 4 de Março 2005:

Boney M :: Malaika

Impossível ouvir sem esboçar um sorriso de orelha a orelha...

Have a nice FRIDAY

quinta-feira, março 03, 2005

Amar um burro com os olhos e a alma



[ Sancho recupera o seu burro que lhe havia sido roubado vários dias antes. Não há artíficios, não há floreados, nem figuras de estilo pomposas, apenas uma história que nos é contada em tom intimista, como que por um velho amigo que lá estava e que viu tudo. São trechos como este que distinguem as obras imortais daquelas que caem para sempre no esquecimento. ]


Mientras esto pasaba, vieron venir por el camino donde ellos iban a un hombre caballero sobre un jumento y, cuando llegó cerca, les parecía que era gitano. Pero Sancho Panza, que doquiera que vía asnos se le iban los ojos y el alma, apenas hubo visto al hombre, cuando conoció que era Ginés de Pasamonte, y por el hilo del gitano sacó el ovillo de su asno, como era la verdad, pues era el rucio sobre que Pasamonte venía. El cual, por no ser conocido y por vender el asno, se había puesto en traje de gitano, cuya lengua y otras muchas sabia hablar como si fueran naturales suyas.

Viole Sancho y conociole, y apenas le hubo visto y conocido, cuando a grandes voces dijo:

“Ah, ladrón Ginesillo, deja mi prenda, suelta mi vida, no te empaches con mi descanso; deja mi asno, deja mi regalo; huye, puto, auséntate, ladrón, y desampara lo que no es tuyo”.

No fueran menester tantas palabras ni baldones, porque a la primera saltó Ginés y, tomando un trote que parecía carrera, en un punto se ausentó y alejó de todos. Sancho llegó a su rucio, y, abrazándole, le dijo:

“¿Cómo has estado, bien mío, rucio de mis ojos, compañero mío?”

Y, con esto, le besaba y acariciaba, como si fuera persona. El asno callaba y se dejaba besar y acariciar de Sancho, sin responderle palabra alguna. Llegaron todos y diéronle el parabién del hallazgo del rucio, especialmente don Quijote, el cual le dijo que no por eso anulaba la póliza de los tres pollinos. Sancho se lo agradeció.

Miguel de Cervantes Saavedra
El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha

Cristo e os Media

Segundo o jornal Público:

"Um padre católico português anunciou hoje a sua recusa em dar a comunhão aos católicos que usam métodos contraceptivos, que recorrem à reprodução assistida ou que aceitam a actual lei em vigor sobre o aborto..."

Penso que é realmente importante haver pessoas que têem coragem para tomar uma atitude deste tipo, por duas razões:

É sempre incrivelmente divertido ver uma pessoa nos meios de comunicação social (este Padre Nuno Serras Pereira teve inclusivé direito a transmissão televisiva) defender os seus ideais ultrapassados com tamanha dedicação. God is on my side, so you better watch out bitches!

Hoje em dia temos programas de humor para todos os gostos. Há quem goste dos Malucos do Riso, do Maré Alta, do Prédio do Vasco, do HermanSic ou do Gato Fedorento - mas quem é que não dispensa uma boa bacorada em directo de um Telejornal? É o meu género de humor preferido, o mais puro e perturbador motivo para a a gargalhada. E não se reduz unicamente à Igreja Católica, claro está. Temos também a Dona Almerinda do Mercado do Bulhão, o Sr. Alberto da Sorefame and so on... É democrático e fica bem ver o povinho agarrado ao microfone e a cuspir gafanhotos pra cima da câmara, gritando tudo o que lhe vai na cabeça. São pequenos momentos de humor sem os quais a minha vida seria muito, muito mais cinzenta.

Em segundo lugar, é reconfortante ver um membro da Igreja Católica defender vigorosamente aquela que é, afinal, a verdadeira posição da Igreja acerca destes assuntos (aborto, eutanásia, métodos contraceptivos e reprodução assistida), reduzindo tudo a um simples se-apoias-não-comungas. Acabou-se o meio termo, arrasemos essa escória de semi-católicos que só vêem cá de vez em quando e não alinham no que a Igreja quer.

Agora vai começar a verdadeira caça às bruxas no seio da Igreja Portuguesa. Imagino já a Central de Inteligência Católica em pleno vapor, uma rede secretíssima de beatas de alta fé e bons costumes a coscuvilhar e arrancar informações de jovens inocentes: "A Fulana tem um D.I.U.", "a Sicrana toma a pílula", "e a Beltrana foi ontem ao ginecologista sabe-se lá fazer o quê." Tudo será depois entregue ao Senhor Prior e possívelmente documentado numa base de dados para posterior referência. Tudo para que no domingo santo se possa recusar a comunhão sagrada aos impuros, aos indignos da Casa do Senhor.

A Igreja Católica ao deixar que um dos seus pastores venha aos media cantar de galo e dizer este tipo de atrocidades, dá mais um passo em direcção à sua cova. Ou acham mesmo que os semi-católicos não-praticantes vão deixar de tomar a pílula para poder comungar ao fim-de-semana?

É sempre bom ver um padre com colhões no meio dessa grande Bichisse que é a Igreja.

[A mesma Igreja, a ferocíssima inimiga da Ciência, que prolonga insanemente a vida do seu Papa em exclusivas e avançadas clínicas medicinais]

quarta-feira, março 02, 2005

The Ultimate Britain Trivia Post!



... In 1566, most Victorian families kept a small boy lodged in their chimney for a rainy day. Those that escaped fled to the North and drew on their common experiences to construct the city of Manchester.

... Britain was set up by Universal Studios as a place to nurture villians for blockbuster movies.

... Fatty foods (like cakes and biscuits) were invented for fat british people so they could have something to eat.

... Next-door british neighbours were invented by the working class in 1994.

... Britain is now 23% more British than it used to be.

... Cricket is an ancient English martial art.

... Britain is actually pronounced 'Britain', which not many people know.

... If everyone in Britain jumped into the air at once, a tidal wave the size of a small wall would hit the coast of Ireland.

... At a £1 a pint, the more you drink the more you save!

... Britain gained independance from the Isle of Man in 2001.




For more about Britain and its natives, please check BBC's Little Britain

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Fotos do outro mundo - água, terra e fogo


[ Créditos: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum) ]

Glaciares, vulcões e actividade fluvial em Marte. Foto do polo norte marciano pela Mars Express.

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

The Bible Sex Quiz

Do Middle Eastern men have large “external appendages” and great sexual prowess?

A.Whether they do or not, this is certainly not a subject the Bible would dare address.
B. No. Differential size and performance is a media myth.
C. Yes. In fact, Egyptians have penises the size of a donkey’s and ejaculations the volume of a horse’s.
D. Yes. Jews are really small.


Tudo isto e muito mais em The Bible Sex Quiz.

Os documentos do Jason

Ele trabalhava como webdesigner na capital do planeta, mas mandou o emprego às favas para blogar.

Simples, não é? Basta viver na capital do império, ter os contactos certos e estar a par de tudo o que se passa na grande maçã.

E uma ajudinha dos leitores, claro, porque isto dos blogs não mata a fome.

Um blog a seguir com atenção.

Olé Cristiano, Olé !



É a estrela da recente campanha da Pepe Jeans.

E o punk-trashy-chic fica-lhe bem!

Uma mão cheia de neve




O nevão em Madrid, ontem.
A "mão" de Botero na Castelhana e ao fundo as ruínas da Torre Windsor.

[ Crédito da foto: El Mundo ]

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Bem-vinda

Há um barulho lá fora, água a correr, pneus no piso molhado.

Está a chover em Lisboa!

Happy birthday, Master Frideric Handel!


O jovem Handel ao cravo
caixa de cigarros da marca Famous Minors (1935)



Quando lhe perguntaram porque é que “roubava” música ao compositor italiano Bononcini para introduzi-la nas suas próprias composições, Handel respondeu:

It's much too good for him; he did not know what to do with it.

Um cantor inglês, chamado Gordon queixava-se do método de acompanhamento de Handel ao cravo, e como Handel insistia em acompanhá-lo da mesma maneira, o cantor ameaçou saltar em cima do instrumento e parti-lo em pedaços. Handel respondeu-lhe:

Oh! Let me know when you will do that, and I will advertise it. For I am sure more people will come to see you jump, than to hear you sing.

Certa vez a grande diva italiana Francesca Cuzzoni (soprano) recusou-se a cantar a ária Falsa imagine da sua ópera Ottone, re di Germania. John Mainwaring, seu biógrafo, conta-nos que:

Having one day some words with CUZZONI on her refusing to sing “Falsa imagine” in OTTONE; Oh! Madame (said he) je scais [sic.] bien que Vous êtes une véritable Diablesse: mais je Vous ferai sçavoir, moi, que je suis Beelzebub le Chéf des Diables. With this he took her up by the waist, and, if she made any more words, swore that he would fling her out of the window.

Acerca da composição do famoso coro “Hallelujah” do Messias, Handel terá dito:

Whether I was in my body or out of my body as I wrote it I know not. God knows.

G. Hogath em Musical History conta-nos:

“When Messiah was first performed in London (1743), when the chorus struck up, 'For the Lord God omnipotent reigneth' ['Hallelujah Chorus'], reportedly the audience and King [George II] stood and remained standing untill the chorus had ended. Some days after the first performance, Handel visited Lord Kinnoul. His lordship paid him compliments on "the noble entertainment". Handel is said to have remarked,

My Lord, I should be sorry if I only entertained them; I wished to make them better.

Apesar de se ter naturalizado inglês, e ele mesmo se ter tornado uma glória nacional, os seus problemas com a língua inglesa sempre foram um motivo de intermináveis anedotas e malentendidos. John Taylor, Jr. em Records of My Life conta-nos:

I heard him [Morell] say that one fine summer morning he was roused out of bed at five o'clock by Handel, who came in his carriage a short distance from London. The doctor went to the window and spoke to Handel, who would not leave his carriage. Handel was at the time composing an oratorio. When the doctor asked him what he wanted, he said,

"What de devil means de vord [word] billow?"

which was in the oratorio the doctor has written for him. The doctor, after laughing at so ludicrous a reason for disturbing him, told him that billow meant wave, a wave of the sea.

"Oh, de vave",

said Handel, and bade his coachman return, without addressing another word to the doctor.

Handel era um homem muito alto, muito corpulento, características que o tornavam igualmente famoso. Tamanha corpulência requeria muito alimento. Certa vez, querendo jantar num restaurante, pediu um jantar para três pessoas. Mas a espera tornou-se tão longa que ele insistiu com o criado de mesa:

Why do you keep me so long waiting?

O prestável criado respondeu:

We are waiting till the company arrives.

Then bring up the dinner, prestissimo, - ordenou Handel - I am the company.

A fama e o génio do compositor não passaram despercebidos aos seus contemporâneos a nível internacional. Handel era justamente considerando um dos melhores compositores do mundo. Mas as reações eram as mais diversas.

Sir Isaac Newton acerca dos seus dotes como intérprete de instrumentos de tecla:

I found...nothing worthy to remark but the elasticity of his fingers.

O Dr. John Arbuthnot (matemático e físico seu contemporâneo) afirmava:

Conceive the highest you can of his abilities, and they are far beyond anything you can conceive.

O grande Johann Sebastian Bach:

Handel é a única pessoa no mundo que eu gostaria de conhecer antes de morrer, e a única pessoa que eu gostaria de ser, se não fosse Bach.

Acerca desta frase de Bach, Mozart comentou:

Na verdade eu faço minhas as suas palavras.

Jonathan Swift exclamou certa vez enquanto esperava em Dublin por uma visita de Handel:

O pray let me see a German genius before I die!

Depois de ouvir o coro “Hallelujah” do Messias, conta-se que o grande compositor Joseph Haydn chorava como uma criança, dizendo:

Ele é o mestre de todos nós.

Entre os seus maiores admiradores achava-se Beethoven:

Handel é o maior compositor que alguma vez viveu… Perante o seu túmulo eu tiraria o meu chapéu e pôr-me-ia de joelhos.

Sempre que lhe perguntavam quem era o maior compositor de sempre:

Handel! Perante ele eu ajoelho-me.

Outra vez Beethoven, ao consultar uma edição das obras de Handel:

Aqui está a verdade.

Alexander Pope:

Strong in new arms the giant Handel stands,
Like bold Briareus with a hundred hands.

Uma breve descrição física de Handel, por um seu contemporâneo:

[Handel] was large in person, and his natural corpulency, which increased as he advanced in age, rendered his whole appearance of that bulky porportion, as to give rise to Quin's inelegant, but forcible expression, that his hands were feet, and his fingers toes. From a sedentary life, he had contracted a stiffness in his joints,which in addition to his great weight and weakness of body, rendered his gait awkward; still his countenance was open, manly, and animated; expressive of all that grandeur and benevolence, which were the prominent features of his character. In temper he was irrascible, impatient of contradiction, but not vindictive; jealous of his musical pre-eminence, and tenacious in all points, which regarded his professional honour.
William Coxe, Anecdotes of G.F. Handel and J.C. Smith, (1799)

Uma das questões que divide os estudiosos da actualidade é a suposta homossexualidade do compositor. Fosse ou não gay, a verdade é que nunca casou, e são raras aos olhos dos seus contemporâneos as evidências de uma inclinação natural para com o sexo oposto, à excepção de dois casos que mais lembram meras situações contratuais que propriamente relações dominadas pelos afectos:

Handel contracted few intimacies, and when his early friends died, he was not solicitous of acquiring new ones. He was never married; but his celibacy must not be attributed to any deficiency of personal attractions...On the contrary, it was owing to the independence of his disposition, which feared degradation, and dreaded confinement. For when he was young, two of his scholars, ladies of considerable fortune, were so much enamored of him, that each was desirous of a matrimonial alliance. This first is said to have fallen a victim to her attachment. Handel would have married her; but his pride was stung by the coarse declaration of her mother, that she never would consent to the marriage of her daughter with a fiddler; and, indignant at the expression, he declined all further intercourse. After the death of the mother, the father renewed the acquaintance, and informed him that all obstacles were removed; but he replied, that the time was now past; and the young lady fell into decline, which soon terminated her existence. The second attachment, was a lady splendidly related, whose hand he might have obtained by renouncing his profession. That condition he resolutely refused, and laudably declined the connection which was to prove a restriction on the great faculties of his mind.
William Coxe, Anecdotes of G.F. Handel and J.C. Smith, (1799).

Companheiro de Handel, e por muitos anos da sua vida, foi o seu fiel criado, o qual após a morte do compositor foi por testamento feito um dos seus herdeiros.

I have heard it related, that when Handel's servant used to bring him his chocolate in the morning, he often stood silent with astonishment (until it was cold) to see his master's tears mixing with the ink as he penned his divine compositions; which are surely as much the pictures of a sublime mind as Milton's words.
William Shield, An Introduction to Harmony (1800)

Conta-se que antes das actuações Handel detestava ouvir os ruidos de afinação dos instrumentos da orquestra, por isso os músicos tinham o hábito de afinar os seus instrumentos muito antes do compositor chegar ao teatro (presumo que Covent Garden). Certa noite em que o Princípe de Gales estaria presente, um engraçadinho terá previemente desafinado todos os instrumentos da orquestra. Quando o Principe entrou na sala, Handel deu o sinal para que a orquestra começasse con spirito. Mas foi tal a chinfrineira que o compositor enraivecido levantou-se do seu lugar, e virando ao contrário com grande alarido um enorme contrabaixo que se encontrava no seu caminho, agarrou numa baquete de tambor e atirou-a com grande violência ao musico que dirigia a orquestra (nessa época, não havendo ainda a figura do maestro, era o concertino), saltando-lhe inclusivé a peruca da cabeça com o esforço. Sem sequer se compor avançou diante da orquestra, de cabeça descoberta, berrando por vingança, da tal maneira cego de raiva que mal conseguia articular as palavras, por entre as gargalhadas do público. O próprio Princípe de Gales arriscou aproximar-se do gigante enraivecido e com muita dificuldade lá lhe conseguiu acalmar a fúria. Apenas nesse momento Handel se voltou a sentar ao cravo e continuar a actuação.

Quando tocava:

Silence, the truest applause, succeeded, the instant that he addressed himself to the instrument; and that was so profound, that it checked respiration, and seemed to control the functions of nature.
Sir John Hawkins, A General History of the Science and Practice of Music (1776).

When jaundice jealousy, and carking care,
Or tyrant pride, or homicide despair,
The soul as on a rack in torture keep,
These monsters Handel's music lulls to sleep.

Anónimo, 1740 .

De novo, Sir Isaac Newton:

Upon my mentioning to [Sir Isaac Newton] the rehearsal of the Opera to night (Radamisto) he said he never was at more than one Opera. The first Act he heard with pleasure, the 2d stretch'd his patience, at the 3d he ran away.
Diário do Reverendo William Stukeley, 18t de Abril de 1720

George Bernard Shaw:

It was from Handel that I learned that style consists in force of assertion. If you can say a thing with stroke unanswerably you have style; if not, you are at best a marchand de plaisir, a decorative littérateur or a musical confectioner, or a painter of fans with cupids and cocottes. Handel has this power...You may despise what you like; but you cannot contradict Handel.

Handel is not a mere composer in England: he is an institution. What is more, he is a sacred institution.

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Fotos do outro mundo - Berço de estrelas


[ Crédito: NASA STScI-PRC1995-44b ]

Coluna imensa de gás de hidrogénio frio e poeiras onde nascem estrelas, aninhadas cada qual dentro dos pequenos "dedos" que despontam da coluna gigante. Cada um desses "dedinhos" é maior que o nosso sistema solar.

Fotografia do telescópio Hubble.

Prossegue a desinfestação

Aleluia! O Calimero demitiu-se!

O Polvo



Mas já que estamos nas covas do mar, antes que saiamos delas, temos lá o irmão polvo, contra o qual têm suas queixas, e grandes, não menos que S. Basílio e Santo Ambrósio. O polvo com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão. E debaixo desta aparência tão modesta, ou desta hipocrisia tão santa, testemunham constantemente os dois grandes Doutores da Igreja latina e grega, que o dito polvo é o maior traidor do mar. Consiste esta traição do polvo primeiramente em se vestir ou pintar das mesmas cores de todas aquelas cores a que está pegado. As cores, que no camaleão são gala, no polvo são malícia; as figuras, que em Proteu são fábula, no polvo são verdade e artifício. Se está nos limos, faz-se verde; se está na areia, faz-se branco; se está no lodo, faz-se pardo: e se está em alguma pedra, como mais ordinariamente costuma estar, faz-se da cor da mesma pedra. E daqui que sucede? Sucede que outro peixe, inocente da traição, vai passando desacautelado, e o salteador, que está de emboscada dentro do seu próprio engano, lança-lhe os braços de repente, e fá-lo prisioneiro. Fizera mais Judas? Não fizera mais, porque não fez tanto. Judas abraçou a Cristo, mas outros o prenderam; o polvo é o que abraça e mais o que prende. Judas com os braços fez o sinal, e o polvo dos próprios braços faz as cordas. Judas é verdade que foi traidor, mas com lanternas diante; traçou a traição às escuras, mas executou-a muito às claras. O polvo, escurecendo-se a si, tira a vista aos outros, e a primeira traição e roubo que faz, é a luz, para que não distinga as cores. Vê, peixe aleivoso e vil, qual é a tua maldade, pois Judas em tua comparação já é menos traidor!

Oh que excesso tão afrontoso e tão indigno de um elemento tão puro, tão claro e tão cristalino como o da água, espelho natural não só da terra, senão do mesmo céu! Lá disse o Profeta por encarecimento, que «nas nuvens do ar até a água é escura»: Tenebrosa aqua in nubibus aeris. E disse nomeadamente nas nuvens do ar, para atribuir a escuridade ao outro elemento, e não à água; a qual em seu próprio elemento é sempre clara, diáfana e transparente, em que nada se pode ocultar, encobrir nem dissimular. E que neste mesmo elemento se crie, se conserve e se exercite com tanto dano do bem público um monstro tão dissimulado, tão fingido, tão astuto, tão enganoso e tão conhecidamente traidor!

Padre António Vieira
Sermão de Santo António aos Peixes
(São Luís do Maranhão, Brasil, 13 de Junho de 1654)